PROTAGONISMO

   Música SZA para acompanhar sua leitura: 

 Conhece o livro "Quem me roubou de mim?"

Nesse livro, o padre Fábio de Melo fala sobre a subjetividade do ser. 
 

Subjetividade no sentido literal da palavra, é:
Como ela "instala" a sua opinião, ao que é dito, com o qual ele se relaciona com o mundo social.

                Ou seja, é quando uma pessoa deixa de viver a vida na integridade do que se acredita e passa a se basear na opinião das pessoas que estão dizendo determinadas coisas, verdadeiras ou não.
E acaba colocando sua própria opinião em segundo plano.


Não estou dizendo que é errado ouvir pessoas ou colocar como base algo que achou interessante.

Mas o que estou dizendo é:

"Como isso se aplica a você?"
"De que forma o que está sendo falado se enquadra no seu momento de vida?"
         
Falo isso porque estamos vivendo num mundo cercado de "influencers", de pessoas cheia de eloquências, que falam muito sem saber de nada. Pessoas que elevam o próprio ego devido a quantidade de pessoas que o acompanham. Chegando ao nível de serem convidados até para palestrar para pessoas que se matam de estudar para chegar a determinados níveis (eis a importância de acreditar em si, até nesses casos é possível se dar bem). É enlouquecedor. Porque falar, qualquer um pode falar o que quiser. 

Como diz o ditado: "Quem tem boca fala o que quer pra ter nome"

           E bem sabemos que na realidade atual tem muitas pessoas cheias de palavras vazias. Também tem muitas outras cheias de 'receitas ou fórmulas' para fazerem tudo funcionar, sem nem se quer dar um mísero olhar, de fato, a quem se dirige a palavra.


Mas até que ponto o que é falado, o que já está pronto, o que já deu certo para muitas pessoas define você?

E quem garante que dará certo para você? 

E se der certo, você realmente quer alcançar essas coisas?

Se suas respostas para cada uma das questões que eu fiz forem SIM, vá em frente, siga o passo a passo da forma mais perfeita e se descubra como o melhor protagonista da história da sua caminhada.
E eu espero que seja uma caminhada linda!

Agora se não for... eu preciso te dizer pra buscar dentro de você!
Encontre formas de se formar, de fazer acontecer o que sente! (E eu não tenho receita pronta pra isso). Pode vir através de um lindo processo e trabalho terapêutico. Ou de um processo de introspecção, por diversas vezes intenso - independente de qual se adequa a você -  e uma busca profundada em prol de um resultado que pode ser pré-definido ou daqueles que vai se encontrando na medida em que vai se aprofundando.


Encontre em você aquele fio da meada que não está conectando com absolutamente nada na sua vida. Aprenda a moldar ele para ele se encaixar na sua realidade, ou adeque a sua realidade para poder receber aquilo que está em você.
Isso se chama auto amor, auto descobrimento.

          É você simplesmente dar um basta nessa história de caminhar com quem não está indo a lugar algum e se encontrar na sua caminhada, se encontrar no seu momento e definir a sua trajetória.
Isso sim é vida! Isso é A VIDA. é você dançar conforme a música, mas a sua música, no seu estilo, a sua maneira. Isso é viver como protagonista da sua história, ter a coragem de se ouvir, de ouvir seu corpo e seus sinais para o que está te trazendo para o seu momento de aqui e agora.

            Hoje em dia, muitas coisas roubam a nossa subjetividade, mas não se entregue a isso, ou se entregue. 
Mas saiba o momento em que essas coisas estão te roubando de você. Observe quando as coisas começarem a te tirar do protagonismo de sua vida.


Ser é uma coisa que todo mundo quer ser (tem profundidade nisso aqui). 

            As coisas supérfluas roubam tanto espaço na nossa subconsciência, que quando vamos perceber já estamos nos sujeitando a situações que mal imaginávamos.

Esse é o texto que tenho pra você sentir de alguma forma o que é ser protagonista da sua história e um pedido pra que não deixe que sua subjetividade seja roubada, de tal forma que quando perceba a sua vida foi em prol da vida de outras pessoas e você se esqueceu de você, daquilo que tanto queria, que tanto sonhou...

Se eu puder te ajudar em algo, entre em contato comigo via redes sociais.
Vamos conversar, porém, se for caso de terapia vou te ajudar trabalhando 
ou te indicando um profissional que possa atender a sua demanda.



Espero que fique bem e que esse texto encontre espaço em você, quando fizer sentido no seu momento.

Bahfonica.

Sua Escritora, Psicanalista e terapeuta ❤



Comentários

Mensagens populares